Tratamentos

Odontopediatria

Quando devo levar meu bebê pela primeira vez ao dentista ?

No primeiro mês de vida, o bebê deve visitar o odontopediatra para um exame de rotina no qual anomalias podem ser identificadas precocemente. Nesta consulta os hábitos de higiene bucal  são recomendados e a prevenção odontológica se inicia.

O que o odontopediatra poderá fazer se  meu bebê nem tem dentes ?

Além do exame de rotina, a odontologia para bebês orienta a utilização racional de bicos e mamadeiras. Esses bicos, se mal utilizados, podem deste cedo prejudicar o desenvolvimento da arcada dental do bebê.

O que é cárie de mamadeira ?

Esse termo foi usado por muito tempo devido a presença de cárie em crianças que tem o hábito de tomar mamadeira à noite ou durante o soninho. Hoje, sabe-se que não é só a mamadeira a causadora de cárie em bebês, por isso chamamos de cárie em bebês de cárie de acometimento precoce.


E quando nascerem os primeiros dentinhos, devo levar ao odontopediatra ?

Sim, ao nascerem os primeiros dentinhos a higienização dental se inicia e assim a prevenção à cárie. Sabe-se que a falta de higiene oral, associado a outros fatores, pode levar o bebê a ter cáries que necessitam até de tratamento de canal.

O dentinho do meu bebê está “nascendo” e ele está irritado. O que devo fazer ?

Nesta fase o bebê pode babar bastante e ficar bem irritadinho. Para aliviar a coceira que ele sente, você pode massagear a gengiva com o dedo envolvido em uma fraldinha limpa molhada com água gelada ou usar a dedeira. Mordedores macios e gelados também são uma boa opção. 

LEMBRE-SE:

A amamentação no peito materno é a melhor opção para a odontologia. Crianças que mamam no peito não precisam usar chupeta ou mamadeira. A amamentação natural fortalece a musculatura da face e promove adequada proteção imunológica.

Dicas para uma boa saúde bucal de seu bebê:

 O cuidado com a saúde bucal de seu filho começa na gestação: quem come muitos doces durante a gravidez tem filhos que comem mais doces durante a infância, o que pode causar cáries. Por isso, evite o açúcar.

•  Nunca acrescente açúcar ou mel na mamadeira nem os coloque na chupeta. Não dê doces ao bebê.

•  Não prove nem assopre o alimento do bebê. Isso pode transmitir bactérias e traz risco de cárie.

•  Não beije a boca da criança nem utilize os mesmo utensílios (copos, talheres) dela.

•  As mamadas noturnas devem ser evitadas quando os dentes nascerem. A produção de saliva, que “limpa” os dentes, diminui enquanto o bebê dorme.

 

Meu filho ainda não tem dentes ! Ele precisa ir ao dentista ?

Após o nascimento, o bebê deve visitar o dentista para um exame de rotina no qual anomalias podem ser identificadas precocemente. Nesta consulta os hábitos de higiene bucal  são recomendados e a prevenção à carie dental se inicia.

Meu filho nunca teve cáries ! Ele precisa ir ao dentista ?

A prevenção é o melhor presente que se pode dar à criança. Para que ele continue assim, livre de cáries, é importante que ele visite o odontopediatra regularmente.

Além de prevenir as cáries, o odontopediatra detecta problemas no posicionamento dos dentes e possível falta de espaço.


Quantas vezes por ano devo levar meu filho ao dentista ?

Cada criança tem uma necessidade diferente. O odontopediatra através da avaliação do risco de cárie do seu filho vai determinar a frequência.

O meu filho tem medo de dentista!!!

Contamos com um consultório odontológico adpatado especialmente para as crianças. Além de utilizarmos os mais modernos equipamentos odontopediátricos, contamos com profissionais altamente qualificados e experientes, que com amor e paciência saberão lidar com os temores do seu filho.

O meu filho é uma criança com necessidades especiais. Ele deve ir ao dentista ?

A criança com necessidade especial é atendida em nossa clínica com muito carinho. Estas crianças com limitações de natureza física, médica ou mental, também precisam de um tratamento preventivo ou restaurador com o objetivo de manter sua saúde bucal, e consequentemente, seu estado de saúde geral.

Para que tratar os “dentes de leite” se eles vão cair ?

Os dentes guardam lugar para os dentes permanentes, além de contribuírem para o Desenvolvimento ósseo e facial da criança.

“Dentes de leite” saudáveis são garantia de um belo sorriso no futuro.



Endereço

Rua Theodoro Holtrup, 921
Vila Nova - Blumenau - SC

Atendimento

(47) 3041 - 9040
(47) 8442 - 8921

Redes Sociais